Todos os anos, durante o período de longa estiagem, a região arde em fogo assim como todo o Brasil. Mas além, da poluição causada pela fumaça e a baixa umidade do ar, as populações das cidades de Campos Altos, Pratinha e Santa Rosa da Serra têm sofrido com as interrupções de energia e prejuízos com aparelhos eletrônicos. Isso devido aos incêndios, em sua maioria criminosos, que avançam pela vegetação e atingem postes e fios das linhas de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
Conforme apurado pela reportagem da TV KZ, a energia chega a Araxá por meio das linhas de transmissão sustentadas por torres de metal que seguem com a mesma estrutura até a cidade de Ibiá. Em Ibiá a rede segue dois destinos: Campos Altos e São Gotardo, sendo a de São Gotardo também por meio de estrutura metálica. Contudo, a linha que abastece Campos Altos, Pratinha e Santa Rosa da Serra permanece até hoje sendo sustentada, em sua maioria, por estruturas de madeira. Estas que não suportam o contato com o fogo e causam a interrupção de energia quando são atingidas pelas chamas. No dia 6 de setembro de 2020 as três cidades tiveram o rompimento da energia depois de duas torres serem queimadas pelo fogo no município de Campos Altos. Apesar disso, o incêndio que originou a última interrupção, no sábado 21 de agosto deste ano, causou apenas o rompimento dos cabos, possivelmente em razão da temperatura elevada abaixo dos fios.
Outro problema vivido por Campos Altos, Pratinha e Santa Rosa é que quando ocorre a interrupção, pouco tempo depois a eletricidade volta, em razão da interligação, contudo com baixa tensão. Com isso, alguns aparelhos ligados à rede normalmente não têm energia suficiente para o seu funcionamento e podem apresentar problemas.
Procurada, a CEMIG afirmou à reportagem da TV KZ que no último incêndio as estruturas permaneceram intactas, que realiza a limpeza de faixa e poda de árvores próximas às suas linhas de transmissão, além da pintura antichamas que as estruturas de madeira recebem. A Companhia disse ainda que tem projetos em andamento para substituir as estruturas de madeira das linhas de distribuição de Campos Altos por outras de metal.
Sobre a variação de tensão, a CEMIG explicou que é consequência das manobras realizadas na rede elétrica de média tensão com o objetivo de transferir o atendimento para outras fontes. Essa condição é transitória e necessária para restabelecer o fornecimento de energia no menor espaço de tempo possível.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.